terça-feira, 15 de abril de 2008

O Rap é compromisso? Deveria ser...

Sempre que gostamos de alguma coisa acredito que devemos ir até o final,e sempre que nos comprometemos acredito que devemos fazer o melhor, não concordam?Bom, eu penso assim para tudo na minha vida (claro que já larguei muita coisa no meio do caminho, pois saber a hora de parar também faz parte do amadurecimento) e quando comecei a frequentar os aventos de hip hop pensei da mesma maneira. Aquilo tudo era novo pra mim e como eu finalmente tinha descoberto alguma coisa que me interessava realmente e todos sabemos como isso é difícil na adolescência, eu queria saber de tudo, ler tudo, e ir a tudo que se referia ao hip hop.Fui a todas as festas que podia, em todo canto da cidade: vila, biboca, morro, baile, festa que não tinha ninguém em fim... eu ia né? Queria ver o que ia acontecer, os tipos de pessoas que frequentavam, os estilos, as roupas, as gírias, o comportamento...

Frequentei o que tentou de chamar de "Movimento Hip Hop", isso a muito tempo quando o Da Guedes ainda era SofG. As reuniões desse movimento eram lá na antiga sede do PT na Av. João Pessoa, tinha até carteirinha (para ver como a tentaiva de dar certo realmente existiu), não sei muito bem como acabou mas eu deixei de ir por que a vida toma outros rumos.

Anos depois apareceu o CCR (centro cultural Redendção), ao lado do tradicional Parque da Redenção com coordenação do Piá, radialista da Ipanema FM. Era legal, se propunha a dar espaço para os 4 elementos do do hip hop, eu mesma que na época ainda fazia Educação Física (fiz até o quinto semestre, mas isso é outra história) e ainda dava aulas de dança, passei por lá com uma oficina. Era bem legal, tinha um clima bom... As baladas eram bacanas, lotava e durou um bom tempo, mas também acabou não dando certo e fechou...

Depois desses 2 espaços não lembro de terem sido criados outros (me avisem se estiver enganada afinal não conheço todos cantos da cidade) e agora finalmente aparece outro: o Ksulo - Casa do Hip hop, que fica lá no bairro Bom Jesus. O espaço se propõe a oferecer oficinas dos quatro elementos, informática, aulas profissiolalizantes, geração de trabalho e renda... Em fim, a tudo ou quase tudo, que todos os outros espaço já se propuseram.Eu estive lá em uma ação que chamada "Hip Hop Vs violência" , e no mesmo dia receberam o Edi Rock (Racionais MC'S) , pois ele estava na capital para um show nos Bambas. No evento em si tinha pouca gente, mais as crianças ali do bairro mesmo que puderam aproveitar o microfone aberto, e aproveitram mesmo!!

Edy Rock chegou um pouco mais tarde do que o previsto, então eu que ja estava lá havia um tempo acabei indo embora antes do final das atividades, e a última coisa que vi foi ele dando autógrafos para as crianças. Crianças aliás que ao invés de estarem jogando bola, ou brincando na pracinha, praticando algum esporte, passeando com os pais ou fazendo a lição de casa, estavam na rua (muitos sem a companhia de um adulto) assistindo a um evento que se chama "hiphop X violência"...Violência??!!! Por que diabos crianças com menos de 10 anos a maioria, deveriam estar peocupadas com palestras sobre este assunto de "gente grande" EM PLENO SÁBADO A TARDE?

Claro que a maioria foi atraída pela música, brincadeiras e o microfone ali para ouvir a prórpria voz na caixa de som mas não é triste que um evento que tenha a palavra violência no título atraia tantas crianças, aliás quase só crianças?

Bom, a Kasulo, propõe-se justamente a proporcionar recursos para que essas crianças possam, daqui a algum tempo, não se preocupem com isso, com a violência, portanto espero que aconteça o que comentei no início do texto: SEMPRE QUE NOS COMPROMETEMOS COM ALGO DEVEMOS FAZER O MELHOR. E que a organização deste local que se auto denomina " casa do hip hop" possa convidar outros nomes da cena nacional tão renomadas quanto o Edy Rock do Racionais MC'S, para da próxima vez assistir a um jogo de futebol ou a um espetáculo feito por estas mesmas crianças que frequentaram a Kasulo e aprenderma tudo o que o local se propõe.
Seguem as fotos...
Valeu
Carol Anchieta

Nenhum comentário: