terça-feira, 16 de setembro de 2008

Lá (SP) Bang Johnson. Aqui (RS) a TROPA*


Fazia tempo que o Hall Street não recebia o rap da capital. E justamente perto da Semana Farroupilha, a maior festa popular do Rio Grande do Sul, que relembra um dos mais significativos movimentos de revoltas civis brasileiros, a Guerra dos Farrapos contra o Império, de 1835 a 1845, a casa abriu as portas na noite de 11 de setembro para a segunda edição do Porto Rap, onde foi lançado o disco dos Trovadores Originais de Porto Alegre (TROPA).


A noite teve a abertura do DJ Edinho que tem mostrado muita competência neste novo caminho o da discotegem. Logo subiu ao palco William Ruckert (Tio Will) e Rafael Vargas de Castilhos (Seko MC) do grupo DUS CORRE, de Canoas.


Em seguida foi a vez de: Mayron, RecPlay, Estorvo, B.I.G, Divox, Curumin, Leandro d’b, N Jay, e os (ufa) Dj’s Anderson e Madruga que compõem a TROPA . Sim, muitos mc’s, dois dj’s, muitas rimas, muitas personalidades diferentes, e muita energia no mesmo palco!
Então já dá para imaginar o que vai dar, afinal são todos mc’s e dj’s já conhecidos do público porto alegrense. Na verdade não dá não... Não se engane! Só vendo para entender, o que aqui, em poucas palavras, é difícil descrever, mas vou tentar...


Eu fui imaginando aquele esquema: “Ai tá já sei, vem um mc rima um pouquinho, vem outro rima mais um pouquinho e no refrão todo mundo canta junto!” Bom posso confessar aqui que: tomei nos dedos! Por que essa fórmula foi a menos usada no show da TROPA.


Sinceramente não faço idéia do trabalho que deve dar um ensaio deles, por que tu nunca sabes quem vai entrar rimando, o que dá um dinamismo ótimo ao show! E a impressão é que todos sabem as rimas de todos, por que enquanto um mc está à frente do palco rimando, os outros estão acompanhando mesmo fora do microfone.


E o melhor, uma proeza da TROPA: além de unir no mesmo palco dois dos melhores dj’s do estado, este grupo fez Dj Madruga, com toda aquela timidez, RIMAR NO MICROFONE! E eu tenho provas, é só conferir nas fotos!


Bom, mas este clima de descontração e uma ótima levada durante todo show são grandes méritos deste grupo. Nas letras a constante lembrança da capital gaúcha e do no nosso estado, bairrismo? Não sei... Mas como diz o refrão da faixa Destino: “... era para ser assim, era pra ser pra mim”, então este novo grupo era para ser assim, era pra ser pra gente, que tem o prazer de receber este novo trabalho. São Paulo já une mc’s no projeto Bang Johnson, eu não vi ainda, não sei se é bom, mas vai dizer que não dá uma vontade de travar uma peleia entre eles? Bom, quem sabe...


Segundo a faixa Celebração - “Vamos comemorar então, e o que tiver que ser será” . E se pensarmos como diz a faixa A Busca, os trovadores originais estão em busca do som, estão em busca do tom, em busca do que é bem melhor, eles vão conseguir? Bom, não sei, mas o caminho está bem trilhado, eu desejo vida longa a esses Trovadores (genuinamente) Originais!

Contatos TROPA:
www.myspace.com\tropars
www.palcomp3.com.br\tropars
trovadores.originais@gmail.com

*Texto publicado no site Adversus - www.adversus.com.br

Nenhum comentário: