sexta-feira, 28 de março de 2008

Novas inspirações


Foto de festa do samba em blog que promete "Hip hop e mais...muito mais..."???!! Ai como assim que mina louca, misturou tudo!! Calma, eu explico em seguida, é só seguir lendo aqui...

Eu sempre acreditei que o rap precisa de outras inspirações... Claro que ele se alimenta da rua, da favela, dos guettos, das dificuldades, da história do negro e do dia adia, mas e a musicalidade? Aquele barulhinho que é gostoso no ouvido? Que dá vontade de sorrir de canto e arrepia o braço e... Bom, cada um se arrepia onde quiser, mas a boa música causa isso em ti não causa?

E o rap por sua vez, não é só gritaria no palco não! E para quem acredita que o rap só fala de violência, de mina, de balada, de carrão e de grana, está redondamente enganado (até por que são poucos no rap que tem isso ainda mais aqui no Brasil). Tudo bem que muitas vezes é o próprio rap que deixa essa impressão, mas olha com calma, procura diretinho que ele te mostra que vai muito além disso...

Mas o assunto agora é especialmente a música, melodia e notas... Conhece o Dima? Ele é um dos integrantes do Sevenlox, e produtro responsável pela maioria, se não todas as batidas que se ouve no som deles e de vários grupos de Porto Alegre (e de outros estados e países) que se renderam às ótimas produções deste que é um dos melhores produtores do rap hoje. Se tu der uma passadinha no myspace do cara (www.myspace.com/riztocrat), há uma foto dele com um teclado! Sim, um produtor do rap com um instrumento musical!, não sabia?

Com certeza o Dima se preocupa com os nossos ouvidos e de como a música produzida por ele vai chegar em cada um de nós. Então quem se propõe a escrever uma letra, escolher uma batida e levar isso para o palco, por favor: PIEDADE DOS NOSSOS OUVIDOS!!

O rap protesta, o rap indaga e muitas vezes tenta mostrar a verdade da vida dos mais sofridos, mas ele também é música, e toda mensagem bem feita é muito melhor compreendida.

É aí que entra o samba. Sabe aquela batucadinha boa que dá uma cocerinha no pé, no joelho, no quadril, nos ombros e daqui a pouco tu já tá meio te sacolajando? É justamente essa batucadinha encantadora que o rap pode pegar do samba (pedindo licença é claro) e trazer para as letras. Há quem já faça, ou tente fazer isso, mas nunca é demais que mais tentem fazer. Não necessariamente buscar a tal "batida perfeita" (que eu sinceramente não sei se foi achada) mas só pelo sentimento e verdade que tem no samba... É essa a essência que deveria prevalecer no rap.

Então essas fotos, são da Banda da Saldanha, uma festa que acontece de quinta a domingo em Porto Alegre, cedinho, de graça, e que oferece samba da melhor qualidade para quem quer se divertir, dançar, ouvir boa música e acabar bem o final de semana. Pertinho do estádio Beira Rio a caminho da Zona Sul.

A banda da Saldanha tem tudo lá, é só chegar! Vai lá e te inspira...

Beijo

Carol Anchieta

Um comentário:

PepperMint disse...

Oi gata!

Lindão teu blog!

eheheh

já adicionei nos meus favoritos, dentro do meu!
beijosss