quinta-feira, 29 de abril de 2010

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Ai, socorro! É para comer com a panela do lado!

Um livro sobre BRIGADEIROS! Só de olhar a capa já dá vontade....

Fonte: GNT


Iguaria tipicamente brasileira e um clássico das festas infantis que faz sucesso entre os adultos, o brigadeiro virou objeto de estudo.

Em ‘O livro do brigadeiro’, de Juliana Motter, o docinho ganha destaque e tem seus segredos desvendados. “Sou apaixonada por brigadeiro desde criança, fiz minha primeira panela aos 6 anos.

Gosto de pesquisar sobre o assunto e nunca havia encontrado literatura específica”, conta ela.Entre as curiosidades do livro, está a origem do nome brigadeiro. Segundo Juliana, ele já existia no Sul do Brasil em 1925 e era conhecido como negrinho.
A mudança veio em 1945. “Por ser relativamente barato, o doce foi usado na campanha para presidente do brigadeiro Eduardo Gomes, sendo chamado de o preferido do brigadeiro. O candidato perdeu a eleição, mas a patente dele batizou o doce”, diz a escritora.

Juliana explica que a base de um bom brigadeiro é leite condensado, chocolate em pó e manteiga. Para cobertura, entretanto, nada de granulado. “O granulado é feito com gordura hidrogenada, condena o brigadeiro a ser uma iguaria de criança. É melhor confeitar o doce com as raspas do mesmo chocolate usado na receita”, ensina ela.
Em sua pesquisa, entretanto, a autora descobriu que o brigadeiro já teve mais um ingrediente. “No começo, a receita também levava uma gema de ovo. Acredito que era uma influência dos portugueses, que tentaram deixar o doce mais próximo de sua culinária. Mas não funcionou e a combinação que conhecemos atualmente prevaleceu”, afirma Juliana.


Segue uma recieta da prórpia Juliana Motter para preaprar o "legítimo brigadeiro". Rende 30 docinhos. TE JOGA AMIGA!


Ingredientes:1 lata de leite condensado4 colheres de sopa de chocolate em pó (ou 8 colheres de sopa de raspas do seu chocolate favorito)1 colher de sopa de manteiga extra sem salRaspas de chocolate para confeitar


Modo de fazer:Abra a lata de leite condensado e despeje na panela. Acrescente o chocolate em pó (ou as raspas de chocolate), misture bem, junte a manteiga e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até que a massa desgrude do fundo da panela. Quando estiver no ponto, retire da panela e transfira para um recipiente de louça untado com manteiga. Deixe esfriar, molde as bolinhas, passe-as em raspas de chocolate ao leite ou meio amargo e acomode-as nas clássicas forminhas de papel plissado.

Bazar Intimado cada vez melhor!






A segunda edição do Bazar Intimado foi um SUCESSO!!!!! Me livrei de umas velharias (em ótimo estado é claro), dei muitas risadas e fiz umas troquinhas massa! E não é difícil organizar um bazarzinho desses, é só agitar uma amigas, descolar um lugar (que não cobre de preferência) fazer um flyersinho bacaninha e se aproveitar da tecnologia (msn,orkut,twitter e afins) para divulgar e já é!

Legal é dar uma separada nas tuas roupitchas antes para ver se tá me bom estado, por no sol para tirar o cheiro de guardado... E desta vez eu me peuxei e fiz até umas etiquetinhas com o nome do blog para escrever o preço atrás e já dar um divulgada. Trí fácil: faz no corel rapidinho, imprime coloridinho (com a ajudinha de última hora da mamis) dá uma incrementada com uma fitinha mimosa e pronto! Bom, e paciência é claro... Mas no fim vale a pena!

De quebra comemoramos o aníver da querida, linda e mega criativa Ana que levou salgadinhos e bolinho além é claro o nosso agitador oficial das intimadas o fofíssimo Enzo!



Então aguardem uma nova data do Bazar Intimado, por que fica cada vez melhor!!!!

Valeeeeeeeu intimadas!!!

mais sobre nós em: http://meninasintimadas.blogspot.com/