sexta-feira, 28 de março de 2008

Novas inspirações


Foto de festa do samba em blog que promete "Hip hop e mais...muito mais..."???!! Ai como assim que mina louca, misturou tudo!! Calma, eu explico em seguida, é só seguir lendo aqui...

Eu sempre acreditei que o rap precisa de outras inspirações... Claro que ele se alimenta da rua, da favela, dos guettos, das dificuldades, da história do negro e do dia adia, mas e a musicalidade? Aquele barulhinho que é gostoso no ouvido? Que dá vontade de sorrir de canto e arrepia o braço e... Bom, cada um se arrepia onde quiser, mas a boa música causa isso em ti não causa?

E o rap por sua vez, não é só gritaria no palco não! E para quem acredita que o rap só fala de violência, de mina, de balada, de carrão e de grana, está redondamente enganado (até por que são poucos no rap que tem isso ainda mais aqui no Brasil). Tudo bem que muitas vezes é o próprio rap que deixa essa impressão, mas olha com calma, procura diretinho que ele te mostra que vai muito além disso...

Mas o assunto agora é especialmente a música, melodia e notas... Conhece o Dima? Ele é um dos integrantes do Sevenlox, e produtro responsável pela maioria, se não todas as batidas que se ouve no som deles e de vários grupos de Porto Alegre (e de outros estados e países) que se renderam às ótimas produções deste que é um dos melhores produtores do rap hoje. Se tu der uma passadinha no myspace do cara (www.myspace.com/riztocrat), há uma foto dele com um teclado! Sim, um produtor do rap com um instrumento musical!, não sabia?

Com certeza o Dima se preocupa com os nossos ouvidos e de como a música produzida por ele vai chegar em cada um de nós. Então quem se propõe a escrever uma letra, escolher uma batida e levar isso para o palco, por favor: PIEDADE DOS NOSSOS OUVIDOS!!

O rap protesta, o rap indaga e muitas vezes tenta mostrar a verdade da vida dos mais sofridos, mas ele também é música, e toda mensagem bem feita é muito melhor compreendida.

É aí que entra o samba. Sabe aquela batucadinha boa que dá uma cocerinha no pé, no joelho, no quadril, nos ombros e daqui a pouco tu já tá meio te sacolajando? É justamente essa batucadinha encantadora que o rap pode pegar do samba (pedindo licença é claro) e trazer para as letras. Há quem já faça, ou tente fazer isso, mas nunca é demais que mais tentem fazer. Não necessariamente buscar a tal "batida perfeita" (que eu sinceramente não sei se foi achada) mas só pelo sentimento e verdade que tem no samba... É essa a essência que deveria prevalecer no rap.

Então essas fotos, são da Banda da Saldanha, uma festa que acontece de quinta a domingo em Porto Alegre, cedinho, de graça, e que oferece samba da melhor qualidade para quem quer se divertir, dançar, ouvir boa música e acabar bem o final de semana. Pertinho do estádio Beira Rio a caminho da Zona Sul.

A banda da Saldanha tem tudo lá, é só chegar! Vai lá e te inspira...

Beijo

Carol Anchieta

Amigos! Como viver sem eles?


Uma das melhores épocas da minha vida, se não a melhor, foi no meu primeiro grau onde fiz alguns poucos, mas os mais verdadeiros amigos que se pode ter na vida. Nós estudávamos em um colégio pequeno de bairro residencial o Maria Goretti.

Em uma época da vida onde o teu mundo se resume a escola e a família, as amizades que se constrói nesse período, mesmo que a gente não note, marcam para sempre. É nessa época que se constrói valores e se descobre muita coisa... As primeiras provas na escola, as primeiras notas baixas, as primeiras reuniões dançantes, o primeiro beijo, o primeiro amor, o primeiro fora, asprimeiras conquistas e derrotas... E com certeza os primeiros melhores amigos para a vida toda! E estes são os meus!

Não estão todos aí, mas sempre estarei postando nossas fotos aqui, pois os reencontros ainda serão muitos!

Beijão e cultivem os amigos, sempre que tiverem oportunidade...

terça-feira, 25 de março de 2008

"Só tem cheirosa até parece um mar de rosas..."


Eu acho uma graça essa frase que dá nome a este texto, ela é uma pequena parte da participação do Spawn (Grupo Dependentes) na música "Um brinde" do grupo Seguidores, que acabou de lançar o disco que leva o mesmo nome da música.
Na verdade essa música já faz parte do repertório do grupo fazem 5 anos, mas foi regravada com produção do Dima (Grupo Sevenlox) que está agora morando em São Paulo (ainda vamos ouvir falar muito deste produtor) e que deixou a música muuuito melhor!
Então por favor, vão até o http://www.adversus.com.br e leiam mais na matéria que fiz com a Família Seguidores (como eles fazem questão de serem chamados) e conhece um pouco mais do trabalho do grupo, pega o contato, o myspace e descobre onde comprar o disco.
Valeu!

segunda-feira, 24 de março de 2008

Eu inteira...

Olá!
Depois de algum tempo escrevendo para outros veículos cá estou eu inteira e sem me preocupar com editores e opiniões. Claro que todos meus editores são muito legais, mas sempre que tu escreve para algum lugar, precisa entrar no "jogo do veículo" então a liberdade tem um limite... Mas aqui é tudo meeeeeu!!!
Para quem não lembra um tempo atrás rolou uma super movimentação no hip hop portoalegrense em função de um texto meu, na verdade, em função de um parágrafo meu sobre um determinado grupo (que não vale a pena comentar qual) que ficou estressado sobre um cometário que fiz sobre um determinado show. Bom, águas passadas, mas desde lá vi que não adianta: NEM TODO MUNDO TE ENTENDE!!!!
Talvez o rap não esteja preparado para crítica musical, como diz muito sabiamente meu amigo Noise D (http://www.bocadaforte.com.br/), mas convenhamos que acrítica é antes de qualquer coisa uma ótima alavanca para o crescimento, a maturidade... Então vamos lá, bola pra frente!!
Ficou com medinho do esculacho? Pfff, dá um lida na biografia não-autorizada do Michael Jackson ( Michael Jackson _ A Magia e a Loucura, de J.Randy Taraborrelli,Editora Globo) o cara foi cobrado e julgado a vida inteira principalmente pelo pai, além das surras absurdas que tomava dele! E aqui tem gente que chora por um parágrafo?! Bom, não é a toa que o Michael é quem é, passou por cima de tudo, com sequelas é claro, mas construiu um trabalho que não tem igual na história, o que é para poucos.
Justamente para poder comentar sem comprometer os veículos, que criei este novo espaço onde, além das coberturas e fotos dos eventos que podem ser conferidos no adversus.com.br e na revista Noize, lá no finalzinho do texto de cada um destes veículos estará o endereço deste blog, onde com certeza terá "algo mais"... Pelo menos sempre que me der vontade...
Portanto sejam todos bem vindo, pois como diz meu amigo Proffeta na música Recomeçar:
"Eu lhe prometo ser fiel, eu vou cumprir o meu papel..." (www.myspace.com/profetars)
Beijão amigos!
Carol Anchieta